Clinica Lee

O Que Fazer Quando Estirar um Músculo – 4 Passos Rápidos para Aliviar a Dor Muscular

Quando você estira um músculo, a dor pode variar de leve, como uma pequena tensão no pescoço quando você vira subitamente a cabeça, a grave, como uma lesão na parte inferior das costas que o deixa incapaz de andar por dias.

Na semana passada, um paciente chamado Marcos chegou na clínica em agonia.

Ele entrou mancando, arrastando a perna atrás dele, mal conseguindo andar, e perguntou o seguinte:

“O que você faz quando estira um músculo?

"Eu estava jogando futebol com meu sobrinho e quando chutei a bola, algo aconteceu e eu não conseguia me mexer – e ainda mal consigo andar!…

…O que posso fazer para aliviar a dor rapidamente?!”

Ele estava bem frustrado. Cada passo que dava o franzia o rosto em agonia.

E eu entendo como é isso...

Já tive relatos de paciente que ao espirrar, distendeu um músculo das costas. O espirro forçou um movimento súbito e descontrolado que o corpo não estava preparado. E é esse tipo de movimento súbito que geralmente resulta em um músculo estirado ou distendido, porque o corpo é forçado a uma ação para a qual não estava “preparado”.

Whiplash ou Sindrome do Chicote é um ótimo exemplo disso…

O movimento súbito e rápido para frente e para trás do pescoço causa tensão nos músculos do pescoço, deixando você com dor e impossibilitando de girar o pescoço adequadamente.

Foi o que aconteceu com o Marcos, estirou a parte posterior da perna ao jogar futebol - seus músculos não estavam preparados e aquecidos adequadamente, então o movimento súbito e rápido de chutar uma bola foi um choque para seu corpo.

Quais são as causas comuns de um músculo estirado?

Você não precisa carregar algo pesado para estirar um músculo…

Espirrar, virar o pescoço de repente, dormir em uma posição errada, mover-se para pegar algo ou até mesmo alcançar algo longe– são apenas alguns exemplos de atividades simples do dia-a-dia que você pode fazer para estirar um músculo.

E acredite, quando você estira um músculo, geralmente você percebe imediatamente.

Quais são os sintomas comuns de um músculo estirado?

Você pode experimentar um início súbito de dor, dor, hematomas, rigidez, inchaço, uma amplitude limitada de movimento, espasmos musculares…

E esses são apenas alguns dos sintomas!

Então, o que você faz quando estira um músculo?… Você usa gelo ou calor? Você descansa ou continua se movendo? Você procura um fisioterapeuta para dar uma olhada?

Se a distensão muscular for severa – do tipo que realmente o impede de andar ou virar o pescoço… Então você deve procurar alguém imediatamente. Não tente tratar sozinho em casa, ou você pode prolongar ainda mais os sintomas!

A dica que dou logo abaixo é para graus de estiramento leve a médio – do tipo em que você ainda pode se mover, mas sabe que tem algo ali. Como sempre, use o bom senso – vá e procure ajuda se tiver alguma dúvida.

Ok, então você estirou um músculo - O que você deve fazer?

Recomendamos o método “RICE”. Este é um protocolo de tratamento recomendado para fazer nas primeiras 24 horas após uma estiramento muscular…

Então, “R” – isso significa “Descanso” (REST)

A primeira coisa que você deve fazer é parar com a atividade que tenha lesionado seu músculo. Continuar com a atividade e forçar além, isso é garantia de piorar sua lesão.

“I” – “Gelo” (ICE)

Muitas pessoas perguntam – “Quando uso gelo e quando uso calor?”…

Bem, quanto mais cedo você aplicar gelo, melhor! Aplique o gelo na área lesionada por 20 minutos, com 20-30 minutos de repouso e faça isso até 3 vezes.

O gelo proporciona alívio da dor e ajuda a minimizar o inchaço. O gelo pode funcionar como um analgésico e anti-inflamatório (primeiras 72h), mas não aplique diretamente na pele, enrole-o em uma toalha e aplique na área.

Então você passa para “C” - “Compressão” (COMPRESSION)

Aplique um curativo macio na área para ajudar a apoiar o músculo e reduzir o inchaço. Certifique-se de não envolver a área com muita força ou você restringirá o fluxo sanguíneo para a área.

Em seguida para o 'E' - "Elevação" (ELEVATION)

Se possível, tente manter o músculo lesionado elevado, acima do nível do coração. Isso ajudará a reduzir o inchaço. A posição ideal nesse caso, seria deitado elevar a perna em um apoio mais alto.

Como regra geral, depois de fazer o método acima por um dia, é se movimentar o mais rápido possível. No dia seguinte mesmo, com movimentos suaves que não causem dor. Se alguma coisa que você está fazendo causa dor – pare imediatamente.

Então, aqui está a minha dica para você hoje: você não precisa correr para uma farmácia e comprar um medicamento para passar nos músculos e articulações ou tomar analgésicos.

Há quase sempre uma solução natural esperando por você.

… Se você esticou um músculo, tente primeiro este método “RICE”.

Embora não seja um método garantido, está comprovado que ajuda aliviar a sua dor e é um bom lugar para começar.