Todos nós ouvimos e lemos sobre o que pode causar dores nas costas; levantar de maneira incorreta, má postura, lesões esportivas... mas você sabia que pode estar cometendo um erro comum em sua rotina diária, que pode estar estimulando as dores nas costas?
O que estou prestes a lhe dizer pode parecer surpreendente, mas me acompanhe até o final e te explicarei por que isso pode piorar sua dor nas costas, além de te dar algumas dicas sobre como podemos melhorar a sua dor.
Aqui vamos nós…
1. Má alimentação
A má alimentação geralmente tem por consequência, além de provocar alguns problemas de saúde, estimular o aumento do peso. Se você está acima do peso, está colocando pressão extra nas costas. Não acredita? Em sua opinião, qual é a principal queixa que a maioria das pessoas acima de 40 anos têm? Isso mesmo! Dor nas costas.
Um exemplo prático é observar onde armazenamos açúcar. Quando ingerimos açúcar, qualquer energia que não usamos dele, é armazenada em torno do nosso abdome e costas. Outro local que pode ser armazenado, é na região lombar.
Se você pensar agora, em todo excesso de peso “carregado” pelas suas costas, é difícil de acreditar que uma dieta ruim possa levar a dores nas costas?
Para superar esse problema, tente reduzir o açúcar, a cafeína e os alimentos processados e escolha alimentos mais naturais. Como por exemplo, peitos de frango, batatas e legumes.
Lembre-se, que qualquer energia que você não usa, será armazenada como gordura e geralmente as áreas nas quais você armazena gordura incluem a parte de trás dos braços, quadril e costas.
2. Ficar Sentado
A causa mais comum de dor lombar é o estresse postural.
Até 90% de pressão é colocada a mais nas suas costas quando você está sentado vs quando você está em pé. E o principal motivo para isso, é que se você é como a maioria das pessoas, costuma se sentar de uma maneira que causa tensão e desequilíbrio nas costas e no pescoço, além de ficar horas sentado na mesma posição. Isso se aplica a sentar no trabalho, no carro e em casa.
Nós somos culpados dos mesmos erros comuns que aumentam o estresse postural e assim causam dor nas costas. Ao longo da nossa vida, os hábitos subconscientes se formam e nos faz “esquecer” quando estamos colocando tensão adicional em nosso corpo.
Esta é a principal razão pela qual os profissionais de saúde têm considerado que ficar sentado é "novo tabagismo" e por que está literalmente diminuindo o seu tempo de sua vida.
Não fomos feitos para sentar. O corpo é uma máquina de movimento perpétuo. Quando você é sedentário, seus músculos recebem menos oxigênio e nutrientes do seu sangue.
A regra geral é mudar frequentemente de postura e fazer pausas a cada 1h sentado durante o seu dia. Uma estratégia útil é beber muita água: mantém você hidratado, o que é saudável, e força você a se levantar para ir ao banheiro!
Falta de exercício e quando digo isso, quero dizer, falta de exercícios de mobilidade. Muitas pessoas podem ser ativas fazendo longas caminhadas, praticando esportes e frequentando a academia. No entanto, quantas pessoas realmente reservam seu tempo para aumentar sua flexibilidade ou até associam isso a exercícios? Os exercícios de mobilidade sempre parecem ser ignorados, mas realmente não devem ser ... Os alongamentos dinâmicos antes e após o exercício podem ajudar na flexibilidade e podem ser considerados como um lubrificante para nossas articulações.
4. Fumar
Sim, isso mesmo! Um estudo recente publicado em 2019 demonstrou que o fumo foi associado a dores em todas as regiões do corpo, com maior influência para dor na coluna vertebral e dor de cabeça. Se você está com dores pelo corpo e é fumante, seria um bom momento para pesar na balança se vale a pena manter esse hábito.