Bem, se você está pensando: "De jeito nenhum, isso não é verdade", que tal dividirmos seu dia no tempo gasto sentado, seja quando você vai para o trabalho, come todas as suas refeições e trabalha em sua mesa. Depois, volta para casa, apenas para sentar novamente para assistir seu programa de TV favorito, navegar na Internet ou ler e responder a e-mails sem fim.
Portanto, é fácil observar como as horas gastas sentado podem aumentar rapidamente. E, com a tecnologia avançando, quase tudo o que fazemos agora envolve sentar. E vamos ser reais, sentar para alguns de nós pode ser um pouco como comer batata frita.
Raramente comemos com moderação. Nas últimas duas décadas, pesquisadores têm estudado o impacto mortal de ficar sentado por muito tempo. E, finalmente, agora, a mídia tem dado a devida atenção a essa crise de saúde pública por causa das grandes evidências que vinculam o comportamento sedentário a uma ampla gama de complicações médicas.
Sentar por muito tempo
Menos que duas horas contínuas sentado aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes, síndrome metabólica e, com certeza dores no pescoço e nas costas. Até casos de câncer e muitos outros problemas ortopédicos podem aumentar devido a essa postura prolongada. Portanto, ficar sentado por muito tempo, torna você menos ativo e assim traz uma lista de problemas de saúde que encurtarão sua vida mais rapidamente do que fumar.
A boa notícia, é que estudos recentes demonstraram que os efeitos do tempo prolongado sentado podem ser reversíveis por meio de exercícios ou outros bons hábitos. Porém, você deve manter uma atividade física diária de 60-75 minutos para eliminar o aumento do risco de mortalidade que está associado a ficar sentado por 8h. Isso significa que, se você comer bem e se exercitar religiosamente por 1h/dia por alguns dias, mas depois se sentar durante todo ou maior parte do tempo em que estiver acordado, seu hábito de ficar sentado irá diminuir ou até cancelar os benefícios de todos os seus exercícios na academia, porque você ainda é considerado uma pessoa sedentária.
E, com o tempo, esse hábito aumenta o estresse nos músculos do pescoço e das costas, fazendo com que eles se contraiam. Como você já sabe, isso incomoda e muito. É por isso que sentar em uma posição curvada é a principal causa de dor no pescoço e nas costas das pessoas que visitam nossa clínica.
Portanto, é fácil observar como as horas gastas sentado podem aumentar rapidamente. E, com a tecnologia avançando, quase tudo o que fazemos agora envolve sentar. E vamos ser reais, sentar para alguns de nós pode ser um pouco como comer batata frita.
Afeta seus quadris
E não vamos esquecer como sentar por longos períodos de tempo também afeta os músculos do quadril e das pernas. Isso faz com que músculos como os isquiotibiais e os flexores do quadril se contraiam enquanto outros enfraquecem, como os glúteos, porque eles são inativados quando você está sentado. Então, quando seus músculos não estão sendo alongados e nem usados adequadamente ao longo do dia, com o tempo, isso pode causar uma falta de flexibilidade geral, mobilidade, dor e até mesmo problemas de dor nas articulações.
Então você provavelmente deve estar perguntando agora: "Como posso assimilar todas essas informações e melhorar?" Bem, a resposta é simples. A realidade é que você e eu precisamos sentar menos e implementar algumas estratégias ao longo do dia. Então, aqui estão quatro dicas fáceis e rápidas que recomendo que você comece a fazer hoje!
Dica 1
Se você puder, levante-se ao falar ao telefone. Na verdade, eu prefiro andar e conversar ao mesmo tempo.
Dica 2
Defina um alarme no seu celular, relógio ou computador a cada 1h para lembrá-lo de fazer uma pausa rápida, levantar-se da mesa e dar uma volta.
Dica 3
Crie o hábito de alongar-se diariamente, seja de manhã, quando chegar em casa, enquanto estiver descansando da sua mesa, antes e depois de um treino ou mesmo antes de dormir. Você tem muitas oportunidades para se alongar durante o dia.
[BÔNUS] Aqui está 5 formas para melhorar a mobilidade da sua coluna que você poderá incorporar no seu ambiente de trabalho
Dica 4
Aprenda a melhorar sua postura sentada e faça check-ins regulares com você mesmo.
Certifique-se de estar sentado com as costas apoiada na cadeira. Você também pode considerar usar um apoio para os pés ou um rolo de toalha nas costas para apoio.
Lembre-se, somos criaturas de hábitos e nosso corpo é resultado desses hábitos. Levantar-se, mover-se e esticar mais, pode parecer difícil a princípio, mas faça o suficiente (~6 semanas), e logo se tornará uma segunda natureza. Você se sentirá mais saudável, mais ativo e reduzirá o risco de dores no pescoço e nas costas.
Então aí está. Agora você entende melhor por que sentar está sendo rotulado como a nova epidemia do tabagismo. E, como bônus, você também tem quatro dicas rápidas que podem ser usadas para ajudar a evitar os efeitos deletérios de ficar muito tempo sentado.
Se você está sofrendo com dores nas costas ou no pescoço (ou QUALQUER tipo de dor!), por que não solicitar uma consulta com fisioterapeuta gratuita para descobrir se podemos ajudá-lo?