A terapia por ondas de choque é um tratamento eficaz e não invasivo de tecidos moles lesionados, especificamente de tendões e fáscia plantar, quando estas lesões atingem um estado crônico de não cicatrização. Uma alternativa segura à cirurgia ou injeções de esteróides e outros tratamentos, a terapia por ondas de choque é clinicamente comprovada para estimular reações metabólicas. Ela ativa o processo de cicatrização provocando uma fase aguda de cicatrização e estimulando enzimas envolvidas na redução da dor, resultando em uma alta taxa de sucesso no tratamento dessas lesões difíceis de tratar, muitas vezes crônicas e muito dolorosas.
A aplicação de ondas de choque, conhecida como Terapia Extracorpórea por Ondas de Choque (TEOC), é um tratamento eficaz e baseado em evidências para a fasceíte plantar e a maioria das condições do tendão, incluindo tendinopatias de Aquiles, isquiotibiais, patelar, glúteo e “cotovelo de tenista”.
Como a terapia por ondas de choque pode funcionar para você
A terapia tem como alvo o tecido lesionado, com ondas de choque especialmente calibradas, que criam pequenas bolhas de cavitação no tecido que então explodem e estimulam o fluxo sanguíneo, a atividade das células-tronco e as enzimas redutoras da dor na área tratada. A aplicação de ondas de choque proporciona alívio da dor após o tratamento, além de estimular a normalização e regeneração do tecido a longo prazo.
Os pacientes que recebem terapia por ondas de choque podem esperar:
Uma redução da dor;
Um aumento da circulação sanguínea nos tecidos moles circundantes;
Estimulação do processo de cicatrização.
O tratamento de terapia por ondas de choque geralmente consiste de 3-6 sessões. Cada sessão com uma semana de intervalo, juntamente com orientações de exercícios.
Tratamento de Ondas de Choque na Clínica Lee
Para que serve a terapia por ondas de choque?
A terapia por ondas de choque é um dos poucos tratamentos que podem funcionar quando uma lesão atinge um estado crônico de não cura. Condições apropriadas para a terapia por ondas de choque incluem fasceíte plantar, tendinopatias como de Aquiles, isquiotibiais, patelar, glúteo e cotovelo de tenista. Existe uma boa evidência científica para o sucesso do tratamento por ondas de choque no tratamento de todas essas condições.
Nós utilizamos o aparelho BTL-6000 Easy, um dos modelos mais potentes e compactos do mercado!
Como funciona?
1) O tratamento produz uma resposta inflamatória. O corpo responde aumentando a atividade metabólica ao redor do local da dor. Isso estimula e acelera o processo de cicatrização
2) A onda de choque quebra o tecido cicatricial e possivelmente também a calcificação
3) A transmissão da dor é bloqueada
Qual é a taxa de sucesso deste tipo de tratamento?
Pesquisas mostram uma taxa geral de melhora de 77% das condições crônicas que não foram curadas com outros tipos de tratamento. É importante destacar que esperamos resultados clínicos positivos após o tratamento, no entanto, há uma chance de que o tratamento não melhore seus sintomas. Na Clínica Lee pretendemos resolver problemas predominantemente através de exercícios (primeira linha de tratamento), sendo a onda de choque um adjuvante a este tratamento. Para melhores resultados, os exercícios prescritos devem ser seguidos.
Quais são os benefícios do tratamento por ondas de choque?
Esta terapia funciona sem o uso de raios-X ou medicamentos; estimula o processo natural de autocura do corpo. Na verdade, há uma redução imediata da dor e maior facilidade de movimento. Os efeitos secundários são menores. A terapia por ondas de choque também pode eliminar a necessidade de cirurgia.
Quanto tempo dura o tratamento?
2000-6000 choques são administrados por sessão, que duram aproximadamente 5-10 minutos. O fisioterapeuta administrará seu tratamento com base nas melhores práticas para condições individuais.
Quantos tratamentos vou precisar?
Normalmente são necessários três tratamentos em intervalos semanais para problemas agudos; Para condições crônicas, recomenda-se realizar 4-6 sessões. Existe uma pequena possibilidade de que tratamentos adicionais possam ser necessários se sua condição for muito crônica.
Quais indicações a Terapia por Ondas de Choque é usada para tratar?
Fasceíte Plantar ou Esporão do Calcâneo
Epicondilite Medial e Lateral
Ombro Congelado ou Capsulite Adesiva
Rigidez Muscular Ombro, Lombar
Tenossinovite Dequervain
Tendinopatias do Ombro (Tendinite Calcária)
Tendinopatias do Membro Inferior (Aquiles, Patelar, Gluteal, Isquiotibiais, Adutores)
Síndrome do Piriforme
Fraturas por Estresse
Osteoartrose Joelho, Lesão Ligamento Colateral do Joelho
Quais são os riscos?
As complicações normalmente não acontecem com a terapia por ondas de choque, sendo de baixo risco.
Pode causar aumento da dor e da sensibilidade, que normalmente melhora com o tempo.
Pessoas que têm pouca sensibilidade (neuropatia) ou hipersensibilidade no local de tratamento proposto não são recomendados a tratar-se com TEOC.
Quando preciso ter cuidado com o tratamento?
TEOC NÃO é indicado se você:
- está grávida
- teve uma injeção de esteróides na mesma área nos últimos três meses
- tem uma infecção, ferida ou problemas de tecido no local de tratamento proposto
- tem pouca sensibilidade ou hipersensibilidade na área alvo.
Você deve informar se:
Tem um marcapasso cardíaco ou se está tomando algum medicamento anticoagulante ou anti-inflamatório.
Como posso me preparar?
Você deve parar de tomar anti-inflamatórios, como aspirina, 24 horas antes do tratamento.
O que o tratamento envolve?
Oferecemos três sessões de terapia por ondas de choque, com uma ou duas semanas de intervalo. Cada tratamento dura entre cinco e dez minutos.
O que devo fazer após o tratamento?
Você pode continuar com suas atividades habituais, mas evite qualquer exercício que seja muito intenso até 24h após o tratamento.
Não coloque gelo na área tratada, nem tome nenhum medicamento anti-inflamatório, como aspirina, ibuprofeno ou diclofenaco, pois isso interromperá os processos inflamatórios e de cicatrização que o tratamento por ondas de choque iniciou.
Você pode sentir alívio da dor com o tratamento imediatamente, mas os efeitos a longo prazo são normalmente sentidos após três meses. Você terá uma consulta de acompanhamento na clínica três meses após o tratamento.
E se não funcionar para mim?
Se não funcionar, você deve discutir com seu fisioterapeuta as opções alternativas disponíveis para você.
O que devo fazer se sentir dor após o tratamento?
A onda de choque desencadeará uma resposta inflamatória, que é o processo natural de cura do corpo. Por esse motivo, não use medicamentos anti-inflamatórios. Não use gelo. A dor deve diminuir em 24 horas.