A endocrinologia se concentra tanto em hormônios quanto em muitas glândulas e tecidos que os produzem. Os hormônios regulam o metabolismo, a respiração, o crescimento, a reprodução, a percepção sensorial e o movimento. Desequilíbrios hormonais são os principais motivos para uma variedade de condições médicas.
O corpo humano apresenta mais de 50 hormônios diferentes. Eles podem apresentar em pequenas quantidades e ainda impactar de maneira significativa na função e desenvolvimento do corpo.
O que é o sistema endócrino?
O sistema endócrino humano consiste em várias glândulas que liberam hormônios para controlar muitas funções diferentes. Quando os hormônios deixam as glândulas, eles entram na corrente sanguínea e são transportados para órgãos e tecidos em todas as partes do corpo.
Glândulas adrenais:
As glândulas adrenais ou supra-renais estão localizadas em cima dos rins. Eles são divididos em duas regiões. A glândula direita é triangular e a esquerda é em forma crescente.
As glândulas supra-renais secretam:
corticosteróides, os esteróides envolvidos nas respostas ao estresse, sistema imunológico, inflamação, etc
catecolaminas, como norepinefrina e epinefrina, em resposta ao estresse
aldosterona, que afeta a função renal
androgênio, ou hormônios sexuais masculinos, incluindo testosterona
Homens e mulheres apresentam androgênio, mas os homens apresentam níveis mais altos. Os andrôgenios controlam o desenvolvimento de características associadas aos homens, como pêlos faciais e uma voz mais grossa.
Hipotálamo:
O hipotálamo está localizado logo acima do tronco encefálico e abaixo do tálamo.
Esta glândula ativa e controla funções involuntárias do corpo, incluindo respiração, frequência cardíaca, apetite, sono, temperatura e os ciclos circadianos, ou ritmos diários.
O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino através da glândula pituitária.
Ovários e testículos:
Os ovários estão localizados em ambos os lados do útero nas mulheres. Eles secretam os hormônios estrogênio e progesterona.
Esses hormônios promovem o desenvolvimento sexual, a fertilidade e a menstruação.
Os testículos estão localizados na bolsa escrotal, abaixo do pênis nos homens. Eles secretam andrógenos, principalmente testosterona.
Os andrógenos controlam o desenvolvimento sexual, a puberdade, os pêlos faciais, o comportamento sexual, a libido, a função erétil e a formação de espermatozóides.
Pâncreas:
Localizado no abdômen, o pâncreas é uma glândula endócrina e um órgão digestivo. Ele libera:
Insulina: Importante para o metabolismo de carboidratos e gorduras no corpo
Somatostatina: Regula a função do sistema nervoso e endócrino e controla a secreção de vários hormônios, como a gastrina, a insulina e o hormônio do crescimento.
Glucagon: um hormônio peptídeo que aumenta os níveis de glicose no sangue quando eles diminuem muito
Polipeptídeo pancreático: ajuda a controlar a secreção de substâncias produzidas pelo pâncreas.
Diabetes e problemas digestivos podem resultar de problemas com o pâncreas.
Glândulas paratireóides:
Essas pequenas glândulas endócrinas localizadas no pescoço produzem o hormônio paratireóideo, que regula o cálcio e o fosfato no sangue.
Músculos e nervos só podem funcionar com segurança e eficácia se esses produtos químicos estiverem em níveis corretos.
Corpo pineal ou glândula pineal:
Esta é uma pequena glândula endócrina localizada no fundo do cérebro. Ele secreta melatonina e ajuda a controlar os padrões de sono do corpo e os níveis moderados de hormônios reprodutivos.
Glândula pituitária :
Uma glândula endócrina ligada ao hipotálamo na base do cérebro. Às vezes, é chamada de glândula endócrina principal porque secreta hormônios que regulam as funções de outras glândulas, bem como o crescimento e várias outras funções corporais.
A hipófise anterior secreta hormônios que afetam o desenvolvimento sexual, a função da tireóide, o crescimento, a pigmentação da pele e a função adrenocortical.
Se a hipófise anterior estiver pouco ativa, pode levar a um crescimento reduzido na infância e à subatividade em outras glândulas endócrinas.
A hipófise posterior secreta a ocitocina, um hormônio que aumenta as contrações do útero e o hormônio antidiurético (ADH), que estimula os rins a reabsorverem a água.
Glândula timo:
O timo é uma glândula endócrina localizada abaixo do esterno. Os linfócitos T, um tipo de célula imune, amadurecem e se multiplicam no timo no início da vida. Após a puberdade, a glândula encolhe. O timo desempenha um papel no sistema imunológico, que protege o organismo contra doenças e infecções.
Glândula tireóide:
Uma glândula em forma de borboleta localizada logo abaixo do pomo de Adão no pescoço, a tireóide produz hormônios que desempenham um papel fundamental na regulação da pressão arterial, temperatura corporal, freqüência cardíaca, metabolismo e como o corpo reage a outros hormônios.
A glândula tireóide usa o iodo para criar hormônios. Os dois principais hormônios que produz são tiroxina e triodotironina. Também produz calcitonina, que ajuda a fortalecer os ossos e regula o metabolismo do cálcio.