Quer saber se é seguro se exercitar com dores nas costas?
Esta semana um de nossos pacientes, Renato, chegou com uma dúvida… E é uma pergunta bem comum! Aconteceu mais ou menos assim…
“No final de semana eu estava jogando tênis e machuquei minhas costas. Foi tão ruim que tive que faltar o trabalho porque estava de cama com compressas de gelo e tomando Advil. Eu já tive esse tipo de dor nas costas muitas vezes no passado. Eu costumo esperar que a dor desapareça com o tempo porque nunca sei quando é bom me exercitar quando minhas costas estão doendo... ”
Exercício com dores nas costas
Eu entendo a confusão que o “Dr. Google” pode trazer e, mais importante, também sei que fazer qualquer tipo de movimento quando está com dor pode parecer um pouco assustador. Você definitivamente não quer correr o risco de piorar sua dor nas costas, caso ela se torne algo mais sério.
É muito importante que você não force cedo demais, especialmente se você não sabe o que realmente está acontecendo.
E você especialmente não quer acordar um dia se encontrando incapaz de sair da cama facilmente, tendo que levar 20 minutos para se vestir, e não conseguir permanecer muito tempo em pé ou sentado.
Mas não deixe que isso o preocupe muito – isso raramente é o caso!
Uma lombar dolorida não significa que você precisa ficar de cama por dias, com compressas quentes, gelo e um frasco de remédios até que magicamente a dor desapareça.
Na verdade, você PODE continuar se movendo e, ao contrário do pensamento comum – não se mover pode piorar sua dor nas costas!
Aqui está o porquê…
Se você sofre de uma dor lombar que vai e vem, uma caminhada leve pode ajudar. Você notará que fará uma grande diferença em relação a apenas deitar na cama.
Caminhar é um movimento completamente natural que trabalha todas as articulações e músculos do corpo –pés, pernas, quadris e tronco – que desempenham um papel importante para manter os músculos fortes das costas, que por sua vez, ajudam na postura.
Além disso, o alongamento adequado combinado com a caminhada melhorará a força geral, a flexibilidade e a postura das costas, o que, por sua vez, pode ajudar a impedir que a dor nas costas retorne quando você menos espera.
Então, aqui está a pergunta importante a ser respondida, agora que você sabe que não há problema em se exercitar, mesmo que tenha dores…
Que exercício você pode realmente estar fazendo?
Porque, é claro, um exercício extenuante pode piorar ou mantê-lo por mais tempo.
Para pessoas com dor lombar, um programa focado na estabilização da coluna é importante. Combine esses exercícios com um programa de mobilidade adequado e você gradualmente aumentará a amplitude de movimento em suas pernas, quadris e tronco, tirando o estresse da região lombar, além de melhorar o fluxo sanguíneo para todas as regiões do corpo.
Então, aí está, caminhadas e alongamentos suaves - combinados com um programa de fortalecimento muscular e estabilização da coluna.
A combinação certa destes irá ajudá-lo a recuperar a força nas costas para que possa voltar a fazer o exercício e as atividades que mais gosta.
Se você decidiu que quer tomar conta da sua dor e quer começar IMEDIATAMENTE com os exercícios corretos para livrar-se da dor, aqui na Clínica Lee, oferecemos também um programa ONLINE de 4 semanas para aliviar sua dor nas costas! É um programa completo com vídeos de exercícios específicos para dor lombar ou ciática para melhorar sua flexibilidade e força muscular, além de vídeos sobre educação em dor e movimento, e guideline mostrando um passo-a-passo, protocolos para retornar as suas atividades (corrida, pegar pesos, etc) de maneira segura e evitar que a dor retorne novamente.