A dor lombar tem uma alta prevalência em países industrializados, afetando até dois terços dos adultos em algum momento da sua vida. A dor nas costas está associada a altos custos com cuidados de saúde e apresenta conseqüências econômicas devido à perda de produtividade por causa da dor. Achados em exames de imagem (Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada) como degeneração discal, hipertrofia de facetas, protrusão discal são comumente interpretadas como causas da dor lombar, o que leva muitos a procurarem intervenções médicas e cirúrgicas, porém muitos não apresentam melhora dos sintomas. Estudos prévios demonstraram que achados de imagem de degeneração discal da coluna são também presentes em grande proporção em indivíduos sem dor.
Em um estudo de revisão sistemática de 2014 foram avaliados exames de imagem de 3110 individuos assintomáticos. No estudo, a prevalência de degeneração discal aumentou de 37% nos indivíduos aos 20 anos para 96% em indivíduos aos 80 anos. A prevalência de abaulamento discal aumentou de 30% (aos 20 anos) para 84% aos 80 anos, assim como a protrusão discal que foi de 29% para 43% aos 80 anos. Isso mostra que a degeneração discal é presente em uma grande parte da população assintomática e que aumenta com o avançar da idade. Muitas das características degenerativas são provavelmente um processo natural de envelhecimento e não estão associadas a dor. Claro que deve ter-se uma cautela e esses achados devem ser interpretados no contexto da condição clinica do paciente.
A seguir, uma tabela do estudo ilustrando uma estimativa de prevalência de achados degenerativos da coluna específicos a idade em pacientes assintomáticos
A hérnia de disco lombar (HDL) é o tipo mais comum de doença degenerativa do disco. Ela é tratada principalmente através da cirurgia ou de medidas conservativas.
Em estudos de casos agudos de HDL foram observados que após 2 a 5 anos, havia uma pequena diferença entre os pacientes que se submeteram a cirurgia ou ao tratamento conservador. A literatura tem mostrado que o tratamento conservador tem vantagens únicas, com os sintomas clínicos da maioria dos pacientes diminuírem ou completamente curados após algumas semanas.
Desde 1990, imagens de ressonância magnética e tomografia computadorizada têm mostrado evidências de que o tratamento conservador permite uma reabsorção do disco herniado.
Em um estudo recente de meta-análise de 2017 foi observado que 2/3 das hérnias de disco foram reabsorvidos espontaneamente por conta própria. A maioria em alguns meses e não anos.
A conclusão do estudo foi devido a incidência de reabsorção discal ser 66,66% de acordo com os nosso resultados, o tratamento conservador pode se tornar a primeira opção de tratamento para hérnia discal lombar.
Como pode ser observada, a dor lombar pode ser experimentada por qualquer um em algum momento da sua vida e não necessariamente algum achado da imagem quer dizer que ocorreu uma lesão na região na lombar e que necessitará de cirurgia.
Alguns desses achados fazem parte de um processo natural de envelhecimento. A dor lombar geralmente é associada a uma sobrecarga mecânica que muitas vezes com os exercícios bem direcionados, os sintomas agudos podem melhorar por completo.
Segue, portanto a sequência dos exercícios a serem realizados diariamente.
Lembre-se, se a dor persistir por mais de 3 meses, procure por um especialista para uma avaliação mais criteriosa.
1. Mexer o quadril para frente e para trás sentado. Se tiver dificuldades, ficar na posição de quatro apoios (posição de gato) e levantar o quadril para cima e para baixo.
2. Deitado elevar a perna acometida em um banco mais elevado e mexer o tornozelo para cima e para baixo até melhorar os sintomas. Depois com a cabeça mais elevada, execute o mesmo movimento do tornozelo.
3. De barriga para baixo, levantar o tronco e permanecer até melhora da dor.
4. Deitado ativar o músculo do transverso do abdome: o umbigo deve ir levemente para baixo, sensação das suas costas encostar o chão. Uma vez ativado, fazer os exercícios de ponte.
5. Alongamentos. Sempre manter entre 30s-1min
– Deitado, puxar ambas as pernas com joelho próximo ao tronco e segurar.
– Deitado, fazer um quatro com uma perna e segurar a outra perna para perto do tronco.
– Deitado, com o tronco reto jogar as pernas para direita e depois esquerda.
– Sentado, aproximar suas mãos próximo ao pé.
Para visualizar melhor os exercícios, clique no vídeo abaixo:
Se você decidiu que quer tomar conta da sua dor e quer começar IMEDIATAMENTE com os exercícios corretos para livrar-se da dor, aqui na Clínica Lee, oferecemos também um programa ONLINE de 4 semanas para aliviar sua dor nas costas! É um programa completo com vídeos de exercícios específicos para dor lombar ou ciática para melhorar sua flexibilidade e força muscular, além de vídeos sobre educação em dor e movimento, e guideline mostrando um passo-a-passo, protocolos para retornar as suas atividades (corrida, pegar pesos, etc) de maneira segura e evitar que a dor retorne novamente.