Quando você deve usar gelo e quando deve usar calor (bolsa de água quente)? Esta é uma pergunta comum aqui na Clínica Lee e felizmente, a resposta não é tão complexa!
O gelo é frequentemente usado para lesões inflamatórias. A inflamação é a resposta inicial do corpo frente à lesão. É uma resposta normal para proteger a área lesada e iniciar o processo de cicatrização. Os sinais de inflamação incluem: vermelhidão, edema, calor palpável e dor. O gelo ajuda a fechar os capilares que irão reduzir o fluxo sanguíneo para a área. Outros benefícios do gelo incluem: diminuição da dor, edema e diminuição do espasmo muscular.
O calor faz o oposto do gelo. O aquecimento aumentará o fluxo sanguíneo e fluidos em uma determinada área. O calor é muitas vezes aplicado em articulações rígidas e músculos tensos sem lesão. O aquecimento pode auxiliar no relaxamento muscular, na redução da dor e melhorar a flexibilidade do tecido. A aplicação de calor não é aconselhável para condições inflamatórias, uma vez que irá aumentar a resposta inflamatória (apesar do fato de que pode “se sentir bem no momento”).
Então, o que você usa e quando?
• GELO – assim que possível após uma lesão aguda
• GELO – após uma atividade ou exercício que resulte em edema, vermelhidão, calor palpável em uma área ou uma “dor latejante”
• CALOR – articulações rígidas (não inflamada) ou músculos antes de uma atividade para soltá-los e tornar a atividade mais agradável
• CALOR – músculos tensos para torná-los mais responsivos ao alongamento
Agora, quanto e com que frequência? Aqui estão minhas dicas:
• 15-20 minutos de calor ou gelo geralmente são adequados – acima disso, você não consegue alterar a temperatura do tecido ou enviar o calor/frio para mais profundo no tecido.
• Coloque uma barreira entre você e o calor/gelo – 4 camadas de toalha são recomendadas para evitar queimaduras de gelo/calor na pele (isso soa exagerado, mas já tivemos casos de queimaduras!).
• Ciclo de períodos on-off do calor ou gelo – fornecer pelo menos 15-20 minutos de repouso entre as aplicações. Aquecimento / congelamento contínuo pode causar danos à pele.
• O número de vezes ao dia de calor/gelo dependerá da natureza da lesão, dos objetivos do tratamento e variará de pessoa para pessoa.
O uso de gelo ou calor pode ser muito benéfico para o corpo quando usado adequadamente.
Consulte o seu fisioterapeuta local para maiores orientações!