Gostaria de responder a uma pergunta comum aqui na Clinica Lee sobre rigidez muscular:
“Você tem alguma orientação para alguém como eu que não sente muita dor? Eu acordo toda manhã com uma rigidez e sinto durante o dia todo, o que significa que não consigo fazer as coisas tão facilmente quanto gostaria. Algum conselho?”
Eu tenho dicas e conselhos para ajudar a reduzir a rigidez, mas primeiro quero esclarecer “por que” nos sentimos rígidos em primeiro lugar.
Muitas pessoas acham que a rigidez é algo que sentimos à medida que envelhecemos – e, embora haja alguma verdade nisso, a rigidez nem sempre está diretamente relacionada à idade.
Sim, à medida que envelhecemos suas articulações e músculos podem ficar rígidos se você não se exercitar regularmente. E é verdade que suas articulações se tornam menos flexível uma vez que o líquido lubrificante dentro delas diminui, e a cartilagem se torna mais fina com o passar dos anos, porém há alguns outros pontos a serem considerados também.
Não beber líquidos suficientes e desidratação também pode levar a rigidez muscular. Os músculos são tecidos ativos, o que significa que eles são o tipo de tecido que requer mais água no corpo.
A inatividade é outro culpado – manter uma postura por um período prolongado (dormir, sentar em uma cadeira, dirigir por horas, etc.) pode fazer com que seus músculos fiquem mais tensos, piorando a rigidez.
Outra causa pode estar relacionada ao estresse – quando estamos em estresse, nossos corpos se contraem como preparação para uma situação de “luta ou fuga”. Esse estresse prolongado contribui para manter uma postura ” contraída”, resultando em tensão nos músculos.
Então, o que você pode fazer para reduzir os efeitos colaterais da rigidez? Veja cinco dicas rápidas e fáceis para adicionar à sua rotina diária que ajudarão você a encontrar uma vida com menos rigidez, independente da sua idade.
1. Alongar
Diariamente. Dez minutos de manhã logo que acordar e dez minutos à noite antes de dormir. Fazer alongamentos suaves logo antes de dormir pode ajudá-lo a ter uma noite de sono muito melhor. Nenhum equipamento é necessário, apenas você e o conforto de sua própria casa (e uma boa música, se quiser!).
2. Caminhe
Pelo menos dez minutos por dia (melhor ainda, trinta se puder). Da próxima vez que você precisar fazer uma longa ligação, por que não fazer no seu celular e andar ao mesmo tempo?
3. Evite períodos longos na posição sentada
É melhor ficar deitado no sofá do que sentado em uma cadeira por longos períodos de tempo. NÃO estamos preparados para sentar e o alongamento pode ser um alívio para os músculos e articulações, especialmente se você teve um longo dia de trabalho sentado em uma cadeira.
4. Tome um banho morno
Com sais de banho ou bicarbonato de sódio. O calor e a combinação de sal ou bicarbonato de sódio irão aliviar seus músculos quase imediatamente e acalmarão sua mente. A maneira perfeita de terminar o seu dia e relaxar antes de uma boa noite de sono.
5. Beba muita água
70% dos seus músculos são compostos de água. Então, faz sentido que você precise beber muita água para sustentar seu corpo e mantê-lo hidratado.
É triste, mas muitas pessoas aceitam a rigidez em suas vidas, como se isso fosse normal e nada pudesse ser feito a respeito disso. Rigidez nas articulações, como pescoço, ombros, costas e joelhos, é um sinal de que algo precisa ser feito por você.
Então aqui estão as cinco dicas que você pode muito facilmente colocar em ação no seu dia, para reduzir a rigidez e impedir que as atividades diárias sejam difíceis de fazer.
Não aceite a rigidez como parte da vida, se você não fizer nada a respeito, é provável que piore e afete sua capacidade de se movimentar livremente.