Clinica Lee

Por que tenho Dor no Joelho quando subo e desço escadas?

Essa foi uma pergunta de um dos nossos pacientes que estava sofrendo com dores no joelho:

 

“Eu sofro com dores no joelho que vão e voltam já faz mais de 1 ano. Não consigo apontar direito quando começou e por que, e pior parece que a dor está piorando com o tempo, especialmente depois que eu exercito.

E percebi, faz um tempo, que quando subo e desço escadas sinto uma dor forte, e é pior quando eu desço as escadas. Algumas vezes preciso até descer de lado.

Até que me considero uma pessoa ativa e sempre que possível tento subir as escadas no trabalho. Mas agora, sou forçada a usar o elevador; Você poderia dizer  o que eu poderia estar fazendo errado e por que sinto dor quando eu subo e desço escadas ?”

Maria C., 42

O que está acontecendo aqui é provável que seja um caso simples em que alguns músculos em torno da articulação do joelho da Maria C. estão “fracos” e outros “tensos”.

Ou seja, os músculos não estão fortes ou não estão flexíveis, o suficiente para serem capazes de “aguentar” as atividades que ela deseja que seu corpo faça.

Outro grande culpado pode ser a mecânica inadequada do movimento que Maria C. está realizando durante os exercícios na academia. Certas articulações não estão se movendo como deveriam (tornozelos e quadris) e, portanto, seus joelhos estão recebendo uma maior carga de força.

Pense assim:

Para você sentar no banheiro, sofá, cadeira, banco, máquina de agachamento na academia ou subir e descer escadas, você precisa ter uma mobilidade adequada do tornozelo e do quadril para que seu joelho não ultrapasse significativamente os dedos dos pés.

Agora, não estou dizendo que seus joelhos nunca podem passar os dedos dos pés quando você se agacha, mas se o movimento é iniciado primeiramente nos joelhos do que os quadris, você está causando uma força de cisalhamento anormal na articulação do joelho que com o tempo causará grandes problemas.

Você também precisa ter uma boa força muscular e flexibilidade dos músculos quadríceps, isquiotibiais, panturrilha e do quadril, além da estabilidade do core. Isso é especialmente importante ao se agachar, para que seu joelho se mova adequadamente e assim evitar desenvolvimento da osteoartrite do joelho.

E se um músculo, qualquer músculo, estiver fraco ou uma articulação for lesionada de alguma forma, não poderá desempenhar seu papel de sustentação, especialmente durante determinadas atividades que exijam mais do joelho.

Portanto, quando você tenta agachar a um certo ângulo ou quando sobe e desce as escadas, está colocando muita força na articulação do joelho – e quando irritado e/ou lesionado, ele não é capaz de sustentar o seu peso corporal, ocasionando a dor.

E quando os músculos não desempenham seu papel, os joelhos são deixados para lutar suas próprias batalhas! E isso não é bom. Especialmente se você tiver mais de 40 anos … pois esse é o período em que a lesão da cartilagem realmente começa (artrite) e as superfícies do joelho começam a ter atrito.

Se esse problema não for corrigido, você poderá desenvolver a condromalácia patelar (denominação mais correta seria Síndrome da Dor Femoro-Patelar).

O que é Condromalácia ou Síndrome da Dor Femoro-Patelar?

 

Apesar do nome complicado, é um problema bem comum: condromalácia patelar é um termo médico para um dos problemas mais comuns do joelho que tratamos na Clínica.

A condromalácia patelar é o desgaste e a ruptura do tecido (cartilagem) na parte inferior da rótula (patela). A dor ocorre quando a patela e o osso da coxa (fêmur) se atritam. Pode ocorrer uma dor maçante e/ou crepitação quando o joelho está flexionado.

O que causa a condromalácia patelar?

 

As causas mais comuns incluem:

  • Uso excessivo dos joelhos sem progressão de treinamento adequada: Isso pode resultar de corrida, salto ou qualquer atividade que sobrecarregue os joelhos.
  • Uma patela desalinhada: se a patela não estiver na posição correta, a cartilagem não poderá protegê-la contra fricção. Algumas pessoas nascem com um desalinhamento do joelho que pode causar esse problema.
  • Músculos fracos nas coxas, quadris ou panturrilhas: os músculos das pernas ajudam a suportar o joelho e a mantê-lo no lugar. Se não forem fortes o suficiente, o joelho pode não se mover adequadamente. Mesmo um leve desalinhamento pode gradualmente desgastar a cartilagem e causar dor ao longo do tempo.
  • Uma lesão no joelho: um acidente, queda ou golpe no joelho pode desalinhar a patela, danificar a cartilagem ou ambas.

Os sintomas da condromalácia incluem:

 

Dor maçante que é sentida dentro ou ao redor, ao lado, atrás ou abaixo da patela, especialmente ao descer escadas, durante atividades intensas ou permanecer em uma posição por um período de tempo (sentado)

Uma crepitação é sentida quando a cartilagem está desgastada ou a patela não está deslizando em seu sulco. Isso geralmente é sentido quando o joelho é flexionado durante o exercício ou durante o uso prolongado das pernas. Isso pode acontecer ao:

  • Fazer flexões de joelho
  • Subir ou descer escadas
  • Descer uma rua íngreme
  • Levantar-se depois de ficar sentado por muito tempo

As atividades que podem causar dor incluem:

  • Correr ou caminhar ruas inclinadas ou escadas
  • Andar em terreno irregular
  • Caminhada
  • Tênis, futebol, basquete ou qualquer outro esporte que exija movimentos rápidos de agilidade
  • Subir e descer escadas
  • Deixar joelho estendido enquanto está carregando peso

Muitas vezes, se você parar de fazer as atividades mencionadas, a dor poderá desaparecer.

 

Embora a dor possa desaparecer para alguns com a caminhada, é apenas porque os joelhos não precisam se mover tanto. Porque, assim que você agachar, ajoelhar ou sentar com os joelhos dobrados acima de 90 graus, sua dor pode retornar.

É por isso que os joelhos frequentemente doem quando uma pessoa está subindo ou descendo as escadas. Esse movimento com maior angulação significa que a patela é forçada a deslizar para cima e para baixo sobre o fêmur mais do que o normal … e se sua cartilagem está começando a se desgastar, cuidado!

Quem está em risco de ter condromalácia patelar?

Muitos ficam surpresos ao descobrir que sua cartilagem está danificada porque nunca machucaram os joelhos no passado. Infelizmente, a condromalácia pode ocorrer não só por acidentes ou lesão.

As pessoas que correm risco de desenvolver condromalácia patelar incluem:

  • Aqueles que estão acima do peso
  • Pessoas que sofreram uma lesão, fratura ou luxação relacionada à patela
  • Corredores, jogadores de futebol, basquete, tenistas, levantadores de peso e entusiastas de exercícios, ciclistas e outras pessoas que se exercitam frequentemente
  • Adolescentes e jovens adultos saudáveis, mais frequentemente do sexo feminino

Tratamentos para dor no joelho

 

Pessoas que apresentam sintomas ou dores de condromalácia no joelho devem procurar tratamento precoce para evitar maiores danos e aliviar a dor. Se a condromalácia não for tratada, pode levar à artrite patelo-femoral.

Isso ocorre quando a cartilagem é desgastada e ocorre o atrito ósseo, causando dor. O que precisamos entender é que, quando a cartilagem é perdida, ela não cresce de volta.

Se você ou alguém que você conhece que está lidando com uma dor frustrante no joelho, abaixo estão 3 dicas para você começar imediatamente:

1) Faça exercícios mais leves no começo

Exercícios de baixo impacto, como natação, caminhar em superfícies planas são boas opções para manter os músculos fortes sem se preocupar com dores no joelho.

Certifique-se de manter exercícios confortáveis. Isso pode ajudar a evitar maiores danos.

Se a dor no joelho for causada pela realização de alguma dessas atividades, recomendamos que você evite temporariamente essas atividades e siga a dica nº 2.

2) Fisioterapia

Consulte um fisioterapeuta para que faça uma avaliação completa e trabalhe individualmente para realizar os exercícios corretos e a aprender o movimento correto para o seu problema específico.

3) Trabalhe para ter um peso saudável

Ser obeso pode ser prejudicial para os joelhos. Perder peso pode aliviar a pressão sobre a articulação do joelho.

É importante ter em mente que perder peso não é uma corrida e os benefícios de emagrecer e ser fisicamente ativo vão muito além de como você se olha no espelho. É um processo ao longo da sua vida para se tornar mais saudável – para você e sua família.

Então, a resposta para o problema do joelho da Maria?

Bem, é apenas uma questão de fortalecer os músculos do joelho (e também os quadris e lombar) para deixá-los fortes, alongar outros músculos tensos e melhorar a mobilidade das articulações vizinhas. Mas aqui está algo que as pessoas costumam errar: simplesmente descansar todos os dias fará muito pouco para fortalecer os músculos – e pior, fará com que os músculos fiquem mais fracos e é provável que você sofra mais, e não menos.

A resposta não é encontrada em se exercitar mais, e sim em fazer os exercícios corretos para fortalecer e alongar os músculos certos, o que significa que seu joelho será forte o suficiente para subir e descer escadas novamente, e assim retomar suas atividades ativas e manter a rotina de exercícios; e fazer tudo isso com menos dor no joelho no final do dia.

Quer entender um pouco melhor sobre isso? Leia mais em:

 

3 Maneiras “Incomuns” de Aliviar a Dor No Joelho após os 40 anos

 

5 Maneiras que Pensamos que Melhora a Dor no Joelho, mas Na Verdade Pode Piorar

 

O que fazer a seguir?

Se você tiver uma pergunta imediata que precise ser respondida, ligue para (11) 94064-5338 ou envie um e-mail para falecom@clinicalee.com.br e teremos o maior prazer em ajudá-lo.